OS SONHOS CONTINUAM

            A sabedoria popular associa o sonho com a vida. Há uma expressão que todos conhecem como "sonhar é viver".
            Martin Luther King, um dos maiores defensores americanos dos direitos humanos declarou certa vez: "Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas, apesar disto, eu ainda tenho um sonho, porque a gente não pode desistir da vida".
            Mas, sonhos estão associados à realidade. Outro dito popular afirma que "sonhos são sementes da realidade".
            Que bom seria se os sonhos virassem realidade como num passe de mágica. A vida nos ensina, previne, adverte que, muitas e muitas vezes, é necessária uma elevada dose de determinação e crença no próprio sonho.
            Paul Harris, no seu livro Meu Caminho para Rotary, cuja leitura recomendo a todos, relata sua dificuldade inicial de sonhador:" Era, para mim, quase uma frustração, o fato de que a maioria dos meus companheiros concebiam como um sonho fantástico, a expansão do movimento rotário através do mundo. Nada é mais desconcertante que o olhar frio e o ar de gozação de amigos, de quem se espera apoio e colaboração. Compreendi, desde logo, que eu próprio, com minha ação pessoal, teria que provar a exeqüibilidade de meu ideal"
            Os prezados companheiros já imaginaram o resultado, se Paul Harris não fosse além de sonhador, um cidadão determinado e confiante em si mesmo? Nosso Presidente James Lacy, o classifica como exemplo de sonhador e realizador.Tanto é verdade que, naquela Chicago do início do século que termina amanhã, vencida a fase inicial de descrença, ao lado de nosso patrono perfilaram-se outros sonhadores e Rotary, hoje é uma realidade admirada no mundo todo.
            TORNE REAL SEU SONHO DE ROTARY continua sendo nosso lema-desafio para este ano rotário.
            É por demais óbvio que a realização de um sonho deve começar pela sua identificação. O sonho da casa própria é um sonho bem claro e definido: pretendo ter a minha própria casa, sonha o mais humilde dos brasileiros. Muitos lutam e conseguem. Ganhar na sena, viajar, formar meus filhos, passar de ano, ajudar meu próximo... Pequenos ou grandes, exeqüíveis ou mirabolantes, voltados para mim ou para os outros...todos os sonhos necessitam de uma definição, ou seja, onde começa e onde pretende chegar.
            Em outras palavras todos nós precisamos responder a uma questão aparentemente simples: afinal, qual é meu sonho? Como rotariano: qual é meu sonho de Rotary? Sua resposta deve ser procurada com a mesma determinação que qualquer pessoa procura responder qual é seu sonho de vida, seu sonho de um ano que está se iniciando, de dado dia que está nascendo, deste momento que está vivendo...Companheiro: qual é seu sonho de Rotary?
            Este é o grande desafio contido no nosso lema 1998-99.
            Faço minhas, as palavras do presidente Lacy ao encerrar sua mensagem de abertura da Assembléia Internacional de Anaheim, dirigindo-se aos 538 governadores presentes:
            " Não tenho a menor dúvida de que cada um de vocês possui dentro de si a inspiração e a coragem para tornar real seu próprio sonho de Rotary, de utilizar o seu potencial e encontrar seu exato matiz nesse arco-íris que é o Rotary. Como um arco-íris, os sonhos são esquivos. Mas quando os concretizamos, enriquecem e melhoram o nosso mundo.
            " Não sabemos a que altura o nosso lema nos levará, que sonhos conceberemos e seguiremos. Mas uma coisa é certa: nosso lema nos mantém ancorados no presente e nos une ao futuro, o futuro do Rotary. E é assim que, com o companheirismo e com a prestação de serviços como pedra fundamental em 1998-99, e utilizando o poder máximo de nossas mãos e corações, peço a cada um de vocês que TORNE REAL SEU SONHO DE ROTARY".

 (Novembro de 1998)

Voltar