HORA DE REVISÃO

O encerramento do ano rotário é uma oportunidade para todos fazermos uma revisão das reaiizações conseguidas, metas alcançadas e diagnóstico dos motivos das falhas detectadas.

O Objetivo do Rotary, traduzido nas Quatro Avenidas de Serviços, é suficientemente abrangente e versátil para permitir um exame de consciência ou um balanço de nossa atuação como rotariano e como clube. A Menção Presidencial lançada pelo presidente Glen Kinross no início do ano rotário, bem como o Concurso Excelência no Servir, são importantes ferramentas para nos auxiliar nessa checagem.

As realizações individuais normalmente são apoiadas num auto-estímulo reservado àqueles que vivenciam Rotary e compreendem a sua importância no mundo atual. São rotarianos que entendem a missão do Rotary e aproveitam a oportunidade para fazer algo, concedida por um clube de serviço. Outras vezes as ações se concretizam graças ao incentivo, exemplo ou apelo das lideranças rotárias, particularmente o presidente do clube. Como em outras organizações sociais, culturais e esportivas, o clube é a “cara”do presidente. De simples e modestas a complexas e grandiosas, as ações individuais engrandecem o Rotary, de sorte que, muitas vezes, o rotariano a pratica mais como cidadão. Em outras palavras, são ações que o individuo exerceria mesmo que não fosse rotariano, pois faz parte de sua cultura, educação ou propósito de vida. Mas não resta dúvida que o clube acaba recebendo crédito. Nada mais justo desde que esse fato não apareça como fazendo parte do relatório de atividades do clube como um todo.

Nesse particular existe uma série de ações de difícil contabilização pelo fato de serem confundidas com particularidades ou características humanas, porém contempladas, endossadas e recomendadas pelo citado Objetivo do Rotaiy : o rotariano que pratica, conscientemente. o companheirismo como uma oportunidade de prestar serviços; o rotariano frequente e participatvo das reuniões do clube e que está sempre pronto a colaborar com os outros nos trabalhos rotánios; o rotariano atento na difusão das normas e na defesa da ética profissional; o rotariano que acredita que sua conduta correta pode melhorar a comunidade; o rotariano que rompe as barreiras de língua e cultura a nível internacional para unir maior consolidação das boas relações, cooperação e paz mundial. Esses exemplos individuais fazendo parte do nosso dia-a-dia são muitas vezes ignorados, porém são de importância flmdamental ao Rotary como forjador de homens para diferenciar o presente e dar segurança ao futuro.

As realizações do clube podem envolver alguns companheiros ou a quase totalidade do quadro social e são inspirados ou liderados por uma motivação interna ou apelo externo. Nos clubes devidamente consolidados essas ações se concretizam apoiadas num planejamento feito no início do ano rotário, revisado e realinhado, se necessário, no decorrer do mesmo.

Naqueles clubes não afeitos a planejar suas ações, as realizações contabilizadas no fim do ano rotário são identificadas como resultantes de atendimento emergenciais ou apelos da comunidade. Na quase totalidade dos casos, essas ações embora meritórias e louváveis, são caracterizadas como assistenciais ou filantrópicas. O ideal seria o clube, a partir dessa ação, procurar diagnosticar as causas daquele problema provisoriam ente resolvido, e estudar alternativas próprias ou de terceiros para saná-lo em definitivo.

Por outro lado, muitos clubes registram realizações que se caracterizam como típicas de prestação de serviços: campanhas de saúde e educação, programas de treinamnento e valorização humana, defesa do meio ambiente, fundação e manutenção de clubes de jovens e Núcleos Rotary, parcerias com instituições públicas e privadas, Casas de Amizade, lnteract,  Rotaract e tantas outras alternativas que devem ser apoiadas nas reais necessidades de nossas comunidades e nas vocações de nossos clubes.

Tao importante quanto a revisão é olhar para  o futuro do clube. É acreditar que o desafio de MOSTRAR QUE O ROTARY SE INTERESSA não se extingue no dia 30 de junho, mas deve continuar para todo o sempre. É renovar esperanças, refazer planos, juntar novas forças, reacender o ideal e, a partir de 1 de julho, recuperar, algum ou quase todo, o tempo perdido. Uma oportunidade para TORNAR REAL SEU SONHO DE ROTARY,

 ( Junho de 1998)

Voltar