MOSTRE QUE O ROTARY SE INTERESSA

 

Não se trata de uma palestra mas um misto de divulgação do lema 1997-98 do RI e informação rotária.Por isso, curta, direta e objetiva.

 

Companheiros :

Estamos dando os primeiros passos no ano rotário e embalados pelo apelo do Comp.Glen Kinross, presidente do RI, julgamos importante trazer alguma contribuição,por modesta que seja,  para fixar os limites do desafio.

 

 

PRIMEIRO FOLHETO  (Lema do RI para 1997-98)

 

Destaca a preocupação com o ser humano a nível da comunidade, a nível do planeta  e a nível da humanidade como um todo.

 

Vai mais além e apela aos rotarianos para mostrar que Rotary se interessa sendo atuante em todas as Avenidas de Serviço:

            Serviços Internos : Mostre interesse pelo seu clube

            Serviços Profissionais : Mostre interesse pela sua profissão

            Serviços à Comunidade : Mostre interesse pela sua comunidade

            Serviços Internacionais : Mostre interesse pelo seu mundo

 

Glen Kinross enfatiza que o verdadeiro rotariano não se dedica apenas a um ou dois programas ou projetos, mas atua nas quatro Avenidas de Serviço. Ele nos diz : “ao associar-se ao Rotary, você aprendeu sobre o equilíbrio que deve existir entre Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e  Serviços Internacionais. Cada uma dessas quatro avenidas tem seu propósito e razão de ser para estar refletida no Objetivo do Rotary”.

 

SEGUNDO FOLHETO : MENSAGEM PRESIDENCIAL SOBRE POBREZA E FOME

 

Notável fonte de inspiração e motivação para o verdadeiro trabalho rotário.

 

Destaca o contorno da miséria dentro da qual são causa e efeito:  a desnutrição, o analfabetismo, as doenças, os ambientes degradantes, a mortalidade infantil e a baixa expectativa de vida : cerca de 1,5 bilhão de pessoas, 20% da população mundial vivem em condições inaceitáveis e sobrevivendo com menos de US$1 por dia.

 

Na seqüência, a mensagem apresenta os efeitos da pobreza, o que é do conhecimento de todos nós e alternativas para atacar as causas começando pelo combate à fome e pela educação. Neste particular destaca : “O analfabetismo é uma das causas da pobreza e um dos maiores empecilhos às oportunidades de recebimento de salários que permitem uma vida digna. Cerca de 900 milhões de pessoas não sabem nem ler nem escrever, nem possuem conhecimento básicos de matemática para conseguir um emprego ou buscar outro melhor. Ajudar os necessitados a adquirir tais habilidades e tornar-se auto-suficientes é um dos meios mais eficazes de combate à pobreza”.

 

Sugestões práticas e objetivas são oferecidas aos clubes através de 13 estratégias para ações isoladas e em conjunto com poderes constituídos e entidades já atuando na área. Em muitos deles sente-se o desafio à ação do rotariano como catalisador ou indutor de mudanças, e não propriamente, como agente da realização ou executor.

Ao que tudo indica Glen Kinross se refere ao rotariano que incorporou a filosofia rotária no seu dia-a-dia de modo que não se torna mais possível localizar a linha divisória onde termina o cidadão e começa o rotariano, ou vice-versa. Particularmente, acreditamos que os conhecimentos e a prática rotária potencializa a ação do cidadão. O distintivo da lapela passa a atestar , tão simplesmente, a procedência da pós-graduação cursada por aquele membro da comunidade, graduado na mesma.

 

Voltando à mensagem, ela  se completa com exemplos de ações desenvolvidas por clubes e distritos rotários principalmente em países em desenvolvimento associados ou não a rotarianos de países desenvolvidos. No caso específico do Brasil é destacado o “Programa Famílias Unidas”( Ver folheto)

 

 

TERCEIRO FOLHETO : MENÇÃO PRESIDENCIAL 1997-98

 

A menção presidencial é uma forma de desafiar os clubes à ação e uma forma de reconhecer as realizações do ano rotário.

 

Visa motivar os sócios a :

            Participar de serviços internos

            Promover serviços profissionais

            Liderar serviços à comunidade

            Empenhar-se em serviços internacionais

 

A menção é conferida a clubes que implementem certo número de atividades nas quatro Avenidas de Serviço. O número de realizações esperado é baseado no tamanho do clube.(Ver folheto)

 

O folheto, cuja cópia o comp. pres. Balaminut recebeu durante a realização do Seminário de Treinamento de Presidentes e Secretários, realizado em Agudos, apresenta 40 maneiras para concorrer, ou seja, 10 por avenida e as normas co concurso.

 

Muitas sugestões foram incorporadas ao Concurso Excelência no Servir do nosso Distrito, que o Comp. Roccia apresentou na semana passada.

 

Aliás, para ninguém dizer que deixamos passar em branco...ou, que só falamos de flores...

 

Quando Glen Kinross e sua equipe estabeleceram esta relação de 40 sugestões foram movidos, temos absoluta certeza, pelo propósito da mesma ser um elenco de sugestões, ou melhor ainda, uma check-list de necessidades ou demandas do clube, distrito, RI, comunidade local e internacional. Da mesma forma deve ter ocorrido ao companheiro gov. Synemar quando lançou o Concurso Excelência no Servir do nosso Distrito, no ano rotário de 1994-95

 

Usar essas relações para seleção de atividades a serem desenvolvidas visando, em função de qualquer critério (valor da pontuação, facilidade, viabilidade,etc.) acumular pontos, se classificar, ou mesmo ganhar o concurso, é uma deturpação inqualificável. Por sinal, bem própria do brasileiro “esperto”ou ainda acreditando que o importante é levar vantagem.

 

Mais importante que concorrer, ganhar ou perder, é a demonstração que devemos dar como cidadão e como rotariano de que “Mais se Beneficia Quem Melhor Serve” e de que entendemos a importância e praticamos, no dia-a-dia, o nosso lema rotário de “Dar de Si antes de Pensar em SI”. E , em especial neste ano, mostrando , melhor será, demonstrando que Rotary se interessa, pelas emergentes e reais necessidades de nossa comunidade, de nosso mundo e da humanidade como um todo.

 

 

 (Julho de 1997)

 

Voltar