IPEF NOTÍCIAS 210- Julho/Agosto de 2011
Como já amplamente divulgado, o IPEF se prepara para oferecer o segundo ciclo do Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF 2012).

No encerramento do ciclo 2011, o Comitê Gestor solicitou ao coordenador, Dr. Admir Lopes Mora, providências no sentido de acompanhar o desempenho dos engenheiros junto às diferentes empresas e entidades que admitiram egressos do Programa. O levantamento feito mostrou que dos 19 engenheiros, três estão cursando pós-graduação como mestrandos (ESALQ e UFV), sendo que o quarto, aluno da UFPR, faleceu vítima de lamentável acidente. Dos restantes, 13 estão
vinculados a empresas florestais e um está trabalhando em um instituto de conservação da biodiversidade do Governo Federal.

Depois que a maioria cumpriu três meses de trabalho e quase seis meses após o encerramento do Programa, procurou-se obter as primeiras impressões da vida profissional e no que o PPGF foi fundamental. Os “feedbacks” foram de grande abrangência e extrema diversidade tendo como denominador comum o reconhecimento da importância do programa,
entusiasmo pelo lançamento do segundo ciclo, além de agradecimentos e elogios aos palestrantes e ao coordenador.

Numa amostragem aleatória destacamos aspectos que foram considerados de grande importância como complementação do período de graduação em Engenharia Florestal nas diferentes universidades: ritmo de trabalho, necessidade de tomar decisões, importância do planejamento pessoal e empresarial, importância do relacionamento interpessoal, custos, amadurecimento profissional, senso crítico, como enfrentar desafios e outros.

Selecionamos alguns trechos dos depoimentos que consideramos balizadores da validade do Programa:

“O aprendizado obtido no PPGF colabora a todo o instante e foi como um amadurecimento profissional (em 45 dias!)”
“O PPGF tem sido fundamental para meu desempenho, principalmente pelos conhecimentos aperfeiçoados na semana de assuntos financeiros...”
“Com certeza, o PPGF está tendo uma importância muito grande no início da minha vida profissional, principalmente por me permitir ter um senso crítico muito maior do setor florestal...”
“Em duas coisas o PPGF tem me ajudado bastante: a prestar atenção na comunicação e nas relações interpessoais dentro da empresa e em relação a custos...”
“Não tinha idéia de como era trabalhar com fomento. Estou animado, aprendendo bastante e ganhando experiência com silvicultura, negociação com produtores, planejamento de abastecimento, logística de colheita e transporte...”

Essas demonstrações fortalecem o IPEF em seu caminho de consolidação do Objetivo 7 do seu Plano Estratégico (IPEF 2020), no sentido de dar continuidade e abrir as inscrições do PPGF 2012.

Voltar