IPEF NOTÍCIAS 202 - Março/Abril de 2010
No dia 1 de abril o IPEF completou seu 42º aniversário com inúmeros motivos de comemoração, dos quais destacamos os seguintes:

Quadro associativo. Durante o ano de 2009 ocorreram três fusões entre suas associadas e, com isso, seu número reduziu-se para 22: ArcelorMittal Florestas e ArcelorMittal Jequitinhonha tornaram-se ArcellorMittal BioEnergia, a Satipel foi
incorporada pela Duratex e houve a fusão da Aracruz e VCP criando a Fibria. Em contra-partida foi admitida como associada a Forestal Oriental (Grupo UPM, ex-Botnia) do Uruguai. Na reunião do Conselho Deliberativo, realizada no último dia 28, foram admitidas mais duas: CMPC Celulose Riograndense (ex-Aracruz-Guaíba) e Montes Del Plata, também do Uruguai. Com isso retomamos o número de 25 associadas com expressivo aumento do total de área plantada.

Programas Cooperativos. Atualmente o IPEF contabiliza 14 programas cooperativos, número recorde em toda a história do Instituto. Os programas líderes em número de participantes são o PROMAB - Programa de Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (10), PTSM - Programa Temático de Silvicultura e Manejo (14), PROTEF - Programa de Proteção Florestal (13), PCCF - Programa Cooperativo de Certificação Florestal (14) e PCPN - Programa Cooperativo de Populações Núcleo (14). Nos demais programas as participações variam de 5 a 8 associadas além de outras empresas não-associadas que são aceitas em função da contribuição que trazem aos mesmos. Atualmente, cerca de 15 não-associadas integram os diferentes programas.

Plano Estratégico. Este plano foi concebido em função da necessidade de se estabelecer o direcionamento do IPEF no atendimento de suas associadas para o médio e longo prazos (década de 2010-20). A partir do workshop realizado em maio de 2009 e através de uma série de reuniões de trabalho que envolveram ex-presidentes e ex-diretores, coordenadores de temas do workshop, coordenadores e equipes técnicas dos programas cooperativos e equipe do próprio IPEF, foram estabelecidos sete objetivos estratégicos (OE) e respectivas ações, a saber:

• OE 01. Contribuir para a evolução e sustentabilidade da produção das florestas plantadas;
• OE 02. Contribuir para o planejamento sustentável da expansão das florestas plantadas;
• OE 03. Fortalecer a utilização dos conceitos e indicadores sócio-ambientais nas florestas plantadas;
• OE 04. Gerar conhecimento sobre florestas plantadas e seus produtos para usos específicos e múltiplos;
• OE 05. Transferir tecnologia florestal apropriada ao produtor rural;
• OE 06. Expandir o conhecimento da Instituição por meio da realização de parcerias com outras organizações; e
• OE 07. Contribuir para a melhoria da capacitação dos profissionais que atuam na área florestal.

IPEF Unidade Monte Alegre. Conforme matéria constante deste número do IPEF Notícias, a primeira fase de implantação da Unidade está sendo finalizada com as instalações do Setor de Semente e Mudas. Visando diversificar sua atuação, o Setor também está instalando um viveiro de mudas para dar suporte aos programas cooperativos e produzir as denominadas “estacas enraizadas”, visando atender seus clientes tradicionais de sementes, principalmente viveiros de pequenos e médios
produtores. Com isso, nesta fase inicial, diversifica-se a opção tradicional de mudas seminais para mudas clonais.

Voltar