IPEF NOTÍCIAS 191 - Março/Abril de 2008
Lançado com o nome de “Boletim Informativo”, o IPEF Notícias completa 34 anos registrando informações dos trabalhos desenvolvidos pelos programas cooperativos, parceiros da academia, associadas e fatos de interesse do setor florestal brasileiro.

Esta edição pode ser considerada histórica por trazer, como foco principal, as comemorações dos 40 anos de fundação do IPEF.

Em especial, neste número são relatadas as principais decisões do Conselho Deliberativo na reunião realizada no dia 25 de abril destacando-se, entre elas, a proposta de se consultar as associadas sobre a oportunidade e viabilidade de se reativar o Programa Cooperativo de Legislação Florestal e Ambiental, o convênio firmado com a Escola Técnica “Dr. José Coury” que iniciou, neste ano de 2008, curso de técnico florestal e a filiação do Instituto ao FSC-Brasil.

Das assembléias realizadas são destaques as apresentações do relatório técnico e administrativo referente ao ano de 2007, renovação parcial do Conselho Deliberativo e completa do Conselho Técnico-Científico. Da mesma forma é noticiada a recondução do diretor executivo e seu vice pelo período de dois anos.

Outro destaque das comemorações é a solenidade de plantio da árvore, uma muda de Ipê branco, simbolizando as áreas reflorestadas pelas associadas e manutenção das áreas de conservação de florestas nativas.

Patrocinado pela Votorantim Celulose e Papel e International Paper, a inauguração das novas instalações do Laboratório de Química, Celulose e Energia (LQCE) foram incluídas nas comemorações dos 40 anos do IPEF.

Porém, a principal notícia desta edição é a sessão solene com destaques às empresas fundadoras do IPEF e aos subscritores da ata de fundação ocorrida em 1 de abril de 1968. Dessa maneira foram homenaeadas a Champion Celulose S/A 
(hoje, International Paper do Brasil), Duratex, Rigesa Celulose Papel e Embalagens, Indústrias Leon Feffer (hoje, Suzano Papel e Celulose), Indústrias Madeirit e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, berço onde nasceu o IPEF.

Como subscritores da ata de fundação foram homenageados os senhores Lock Craig, Laerte Setúbal Filho, Fernando de Abreu Ribeiro, Cláudio Cianflone, Rúben de Mello (in memoriam) e Prof. Helládio do Amaral Mello, como idealizador e primeiro Diretor Científico do IPEF. Também foram homenageadas as empresas admitidas nos anos de 2006 e 2007, Caxuana Reflorestamentos e Derflin (Grupo Stora Enso).

Na sessão solene também foi lançado o livro “A História do IPEF na Silvicultura Brasileira” com exemplares autografados pela autora e ofertados ao primeiro funcionário do IPEF, professores pioneiros e primeira estagiária do Instituto.
 

Voltar