IPEF NOTÍCIAS 188 - Setembro/Outubro de 2007
O site do IPEF na internet (www.ipef.br) foi criado em 1998 (então com o nome de Sistema Provedor de Informações) e visa otimizar as comunicações entre o Instituto, suas associadas e as comunidades científicas, técnicas e empresariais do setor florestal brasileiro e mundial.

No início, seu objetivo era bastante modesto e procurava, fundamentalmente, aproximar as empresas associadas, mantenedoras do IPEF, e a Universidade de São Paulo, representada pela Esalq e, em especial, o Departamento de Ciências Florestais.

Nos dias atuais possui uma abrangência que cresce e se diversifica à medida que aumentam as demandas por informações e, com isso, pode ser considerado um portal com cerca de 12.000 páginas, recebendo cerca de 70.000 mil visitas por mês (“visitantes únicos”).

A página de abertura do site, além da apresentação do IPEF, traz links para as associadas, programas de pesquisas, biblioteca, publicações online, eventos, setor de sementes, serviços complementares e contatos (telefones e e-mails) com o corpo administrativo e técnico do Instituto. Semanalmente, esta página de abertura destaca uma associada. 

A seção “O que você procura” orienta as pesquisas dos internautas relacionando links para teses e dissertações, divulgação de eventos de terceiros, aquisição de sementes, consulta bibliográfica, clipping de notícias, avisos de publicações, avisos de vagas no setor e links de entidades do setor florestal/ambiental (cerca de 270 endereços). 

Da mesma forma, há uma extensa relação de acessos a “Estatísticas Florestais” que apresenta séries históricas de exportação dos principais produtos florestais brasileiros. A seção “Novidades” equivale a um serviço de alerta com enfoque amplo de matérias de interesse geral à área científica, técnica e de desenvolvimento florestal. A localização de informações técnicas é facilitada com as mesmas agrupadas em grandes assuntos afins. 

Finalmente, a “homepage” possibilita a localização de determinado assunto através de um sistema de busca desenvolvido pelo
Google, dentro do próprio site. Através de palavras-chave isoladas ou associadas pode-se facilmente relacionar os links respectivos e acessar os documentos desejados. Quem desejar mais informações visando otimizar as buscas pode contatar o responsável pelo site, através do e-mail erivelto@ipef.br. Finalmente, através da página de apresentação pode-se acessar o vídeo institucional do IPEF (visualização online ou download) e o folder em Português e Inglês.

Os programas cooperativos são descritos dentro do link “Pesquisas” e procura-se atualizar as informações sempre que resultados ou fatos relevantes são obtidos. Mais detalhes dos citados programas podem ser obtidos dos respectivos coordenadores através do e-mail ipef@ipef.br.

A seção “Eventos” procurar divulgar os do próprio IPEF e de terceiros. As inscrições e confirmações de presenças são feitas online e, após a realização dos mesmos, informações permanecem armazenadas no site à disposição dos interessados. 
Nos últimos anos, as palestras apresentadas têm sido gravadas em CDs e disponibilizadas mediante consulta.

A Coordenadoria de Documentação e Difusão Científica, além de administrar a Biblioteca “Prof. Helládio do Amaral Mello” junto ao Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP, vem ampliando de forma acelerada a disponibilização de publicações na forma digitalizada. 

Dessa forma, já se encontram disponíveis online a revista científica Scientia Forestalis (desde sua edição primeira, quando ainda se denominava “Revista IPEF”), circulares e séries técnicas, além do “IPEF Notícias” e anais de diferentes eventos. 

O sistema de pesquisa bibliográfica permite localizar todo o acervo (impresso e digitalizado) através de diferentes alternativas e filtros. Todo o material digitalizado pode ser baixado (“download”) do site sem custo algum para o usuário.

A seção “Serviços” disponibiliza os “clipping” florestais citados, divulgação de dissertações e teses, respostas às perguntas freqüentes encaminhadas ao IPEF e listas de discussões.

Finalmente, a seção “Sementes” traz informações técnicas, relação de sementes de nativas e exóticas disponíveis e recentemente foi introduzida a possibilidade de se efetuar aquisição das mesmas via internet.

Em função do crescente número de consultas do exterior, desde 2005, as principais páginas informativas (cerca de 25) já estão vertidas para o Inglês.
 

Voltar