IPEF NOTÍCIAS 175 - Julho/Agosto de 2005
Neste editorial do Ipef Notícias vamos destacar algumas novidades:

• O quadro associativo é enriquecido com duas novas associadas: Satipel e ArborGen. A Satipel, tradicional produtora de painéis de madeira aglomerada, através de sua subsidiária florestal “Nova Monte Carmelo SA Reflorestamento e Agropecuária” possui 57.800 hectares de pinus no Triângulo Mineiro, a maior área contínua de pinheiros tropicais no Brasil. A Arborgen é reconhecida como a maior empresa de biotecnologia destinada ao desenvolvimento de tecnologia aplicada ao incremento e sustentabilidade da produção florestal em todo o mundo. Um de seus financiadores é a International Paper, sócia do IPEF desde sua fundação.

• O quadro associativo do IPEF está composto, atualmente, por 20 empresas, das quais 18 são titulares e duas são colaboradoras. Das titulares, 12 estão ligadas à produção de celulose e pastas, quatro produzem diferentes tipos de chapas e painéis de fibras e duas estão associadas à indústria siderúrgica. Entre as colaboradoras, uma é reflorestadora não verticalizada e outra é empresa de biotecnologia.

• Nos dias 10 e 11 de agosto foi realizada a reunião técnica “Tópicos em Conservação e Melhoramento Genético de Espécies Arbóreas” reunindo professores e pesquisadores de diversas universidades/institutos de pesquisas e profissionais das empresas. Como resultado da reunião está sendo proposta a criação de um Grupo de Trabalho em Melhoramento Florestal com o objetivo de manter em discussão uma série de tópicos, a saber: a) Exploração, Conservação e Utilização dos Recursos Genéticos Florestais; b) Parâmetros Genéticos de Estratégias para a Seleção; c) Biologia Reprodutiva e Técnicas de Propagação; e d) Aplicação da Biotecnologia. Como Coordenador do Grupo foi convidado o Prof. Mário Luiz Teixeira
de Moraes da FEIS/UNESP.

• Reeditado o livro “Nutrição e Fertilização Florestal” que tem, como editores, o Prof. José Leonardo de Moraes Gonçalves e o Eng. Vanderlei Benedetti. O livro enfoca dados de pesquisas e experiências práticas sobre nutrição e fertilização florestal, imprescindíveis à produção de mudas e estabelecimento de florestas homogêneas e mistas. Especial destaque é dado às
espécies de Eucalyptus, Pinus e nativas da Mata Atlântica, em função da maior disponibilidade de informações científicas e da experiência silvicultural do país. 

• O PTLegis- Programa Temático em Legislação Florestal e Ambiental está dando os primeiros passos. Além de completar o banco de dados, editar o primeiro boletim informativo, atendeu a Lwarcel Celulose e Papel Ltda. através de um curso “in company” sobre Área de Proteção Permanente e Reserva Legal. O evento ocorreu no último dia 20 de agosto, em Lençóis Paulista-SP.

• O Projeto “Resgate, Conservação e Fornecimento de Materiais Genéticos de Eucalipto no Brasil”, que conta com a participação da Embrapa Florestas, acaba de concluir a primeira fase que consistiu na identificação e localização dos melhores materiais genéticos introduzidos no Brasil. Está sendo equacionada, no momento, a estratégia para a coleta de sementes a serem disponibilizadas às empresas interessadas. 

• O site do IPEF já traz toda a parte institucional vertida para a língua inglesa. Isso visa atender, fundamentalmente, às consultas do exterior que, no mês de julho, correspondeu a 42% do total de acessos.
 

Voltar