A expectativa... 

Saímos de Munique, bem cedo. Nosso destino: Itália. Nossa primeira parada: Riese Pio X, cidade de Girolamo(*) Barichello, até onde sabíamos o topo da família Barrichello de Rio das Pedras e Piracicaba.
A viagem foi perfeita. Entramos na Itália passando pela Áustria. A paisagem, deslumbrante! Optamos, acidentalmente, pela via interna ao invés da auto-estrada. Resultado: mais tempo de estrada, mas muita coisa linda que encheu nossos olhos. Algumas paradas para fotos e seguimos para Riese Pio X.
--------------------------
(*) Girolamo Barichello é o nome original que, no Brasil, foi transformado em Jerônimo Barrichello


Comune de Riese Pio X

Riese Pio X: onde fica mesmo?!


Mesmo próximos a Riese tivemos que perguntar sobre o melhor caminho para lá. Os informantes, sempre muito simpáticos, nos olhavam com curiosidade. 
Localizada ao norte da Itália, na região de Castelfranco Veneto, Riese Pio X é uma comuna ou cidade de Treviso, com 9.378 habitantes, segundo o censo de 1999, e 30.74 km quadrados. Seus limites encontram as cidades de Altivole, Asolo, Castelfranco Veneto, Castello di Godego, Fonte, Loria, S. Zenone degli Ezzelini, Vedelago. Veneza é a cidade famosa mais próxima a Riese, cerca de 200 km. 
Chegamos em Riese no dia 29 de julho de 2002. Na entrada da cidade uma placa nos dava boas-vindas. Paramos em uma "pizzerie". Numa tentativa de "Italianês" conhecemos Paulo, o proprietário, prá lá de simpático. Que lanche que nada. Quando contamos o que estávamos fazendo em Riese, ele mesmo se propôs a nos auxiliar e ligar para os Barrichellos de lá(**). Auxiliado pela Mama, uma senhora alegre e cheia de energia, Paulo ligou para a Bruna, a primeira Barichello de Riese que conhecemos. 
"Pizzerie" do Paulo, em Riese Pio X onde encontramos Bruna Barichello, nosso primeiro elo com a família na cidade
(**) Originalmente a grafia "Barichello" era com apenas um erre e dois eles. Com o tempo,
o sobrenome da família, no Brasil, ganhou um erre a mais e, em alguns casos, ( como na
família Luiz Ernesto G. Barrichelo) perdeu um ele.

Bruna, Angelo, Emilia, Donatella e Cesare Barichello,
uma típica familia italiana

Fernando, Bruna, Angelo e esposa
Lu, Donatella (filha de Angelo), Fernando e Angelo
Angelo e o filho Cesare na barbearia da familia
Bruna, Emilia, Angelo e Lu saboreando uma Cynar com água! Coisa de italiano!
Bruna Barichello, nos pareceu a matriarca da família. Desde que nos conhecemos ela passou a comandar nossa rota e foi assim que chegamos à casa da família Angelo Barichello, irmão de Bruna. Encontramos Angelo impermeabilizando a porta de entrada com uma espécie de piche. Emília, esposa de Angelo, nos recebeu de braços abertos e aproveitou a deixa para mandar Angelo lavar mãos e rosto antes de nos receber. Coisas de Barrichellos que são iguais em qualquer lugar do mundo!! Entramos e começamos uma tentativa de papo. Italiano daqui, um pouquinho de português dali, gestos... em poucos minutos nos ofereceram Cynar,  (uma típica bebida italiana de raízes, além de folhas alcachofra) com água. E não é que é boa! Contamos de nossa pesquisa sobre Girolamo Barichello, a história dele em Riese, ao menos o que sabíamos, os Barrichellos no Brasil, em São Paulo, no Sul, o corredor de Fórmula 1. Descobrimos que Luiz Augusto, filho de Davi Barrichello, de Piracicaba, já havia contactado a família Angelo Barichello também, que Angelo é um fiel torcedor da Fórmula 1 e do patrício famoso; e que ficaram surpresos com a "proliferação" de Barrichellos no Brasil. O dia terminou com muitos abraços, a sensação de que estávamos em casa e a promessa que voltaríamos no dia seguinte.

"Parocchia Riesense": descobrindo o começo
da família Girolamo Barichello


Dia seguinte a nossa chegada, fomos à procura de documentos que nos orientasse sobre a vida de Girolamo em Riese. Parocchia Di S. Matto, esse foi o local onde, acompanhados por Bruna Barichello, conhecemos Gigliola Gaetan, uma espécie de secretária da paróquia que nos ajudou com a pesquisa. Em poucos minutos, para nossa surpresa e alegria, Gigliola surgiu com vários e antigos livros de registro de nascimento e lá nomes e mais nomes da família Barichello. Com a ajuda de Gigliola, conseguimos resgatar uma parte da a árvore genealógica da    a família Girolamo Barrichello (veja a seguir) que reúne 3 gerações anteriores a ele, o casamento de Barichellos que ficaram em Riese, 2 gerações paralelas a Girolamo. Segundo Gigliola, é possível conseguirmos informações ainda mais detalhadas da família mas isso requer tempo e paciência. Tempo pois essa pesquisa é uma atividade paralela ao trabalho diário de Gigliola e paciência pois a paróquia está em reforma e toda a documentação encaixotada. Deixamos Riese como quem deixa a casa de amigos queridos, gente que vimos por algumas horas e que já passaram a fazer parte da nossa história.
Gigliola Gaetan, pesquisa nos livros de registros de nascimento da Parocchia Di S. Matto, em Riese e Fernando em frente a "Parocchia" com documentos da família Barichello de Riese Pio X

Outras imagens de Riese PioX


Angelo Barichello na "barbierie" em Riese
Entrada da casa de Angelo Barichello
Nessa casa mora um torcedor da Formula 1
Gigliola tem Barichello na familia também!
Restauração da Paróquia de Riese Pio X
Lu, Bruna, Angelo e Emilia Barichello 
Tutto in famiglia!!!
Outros Barichellos em Riese
Busto do Papa Pio X em Riese
Nosso "ciao" (tchau) a Bruna Barichello
Panificio Bosa em Riese Pio X
Praça em homenagem aos moradores de Riese que participaram da II Guerra Mundial
Bem vindos a Riese Pio X

Barichellos em Riese Pio X

Angelo Barichello, 19 V.G. Sarto (0423) 483 484
Cesare Barichello, 46 V. Vivaldi (0423) 483 029
Claudio Barichello, 1 Quart Corazza (0423) 746 538
Levina Bruna Barichello, 1V. Asolana (0423) 483 816
Mario Barichello, 5 Quart. Corazza- Valla (0423) 748 137
Pietro Barichello, 15V. Cal di Riese (0423) 454 148

Pra saber mais...

http://www.comune.riese-pio-x.tv.it/
http://www.bdp.it/~tvee0002/home1.html
http://www.trevisotour.org/schede/scheda.asp?idunita=1268#
http://www.petersnet.net/browse/856.htm
http://www.animauniversale.it/it/fototreviso.php
http://www.tragol.it/TV/riese/Riese.htm
http://www.regione.veneto.it/cultura/musei/inglese/pag432e.htm


Luiz Fernando Barrichelo (engenheiro), filho de Luiz Ernesto/ Sonia  Barrichelo, e sua esposa Luciana (jornalista), foram a Rieso Pio X em julho de 2002 e produziram esse material especial para o site da Familia Barrichello. 
Texto, edição e layout: Luciana
Revisão e produção final: Fernando



No Natal de 2002, Luiz Fernando e Luciana trocaram cartões com os "Barichello" que conheceram em Riese e receberam como resposta a simpática mensagem mostrada a seguir:


 
 
Tradução: "Caríssimos Luciana e Fernando
 
É com muito prazer que nós desejamos a vocês
um Grande Natal e um Feliz Ano Novo.
Carinhosos e abraços de
 
Angelo, Nina, Cesare Donatelli e Bruna
 
Obrigado pelas fotos e esperamos reve-los outra vez
Muitos beijos"