DEPOIMENTOS HISTÓRICOS Nº 5

RELATO BASEADO NO DEPOIMENTO DE 
MARIA MADALENA BARRICHELLO TCHARBARDJEAN

11 de setembro de 2002

Conforme relatado no Documento Histórico nº 4, preparado pelos tios Olívio, Ruth e Dirce, nosso bisavô Giuseppe Barichello (José Barrichello) veio ao Brasil acompanhado de seus dois filhos mais velhos, Giacomo ( Jacob) e Girolamo (Jerônimo), nosso avô.

Visando ampliar o acervo de documentos, nos reunimos no dia no dia 11 de setembro, em São Paulo, com a Sra. Maria Madalena (Quica) , uma das filhas do nosso tio-avô Jacob. Estiveram presentes à reunião Davi, Nelson e Nilson, além da sobrinha de nossa entrevistada, Sra. Dilza Maria Barrichello Barbi (filha de Antonio José Barrichello, conhecido pelo apelido de "Bepim"), seu marido Sr. Reynaldo Barbi Filho e seus filhos Reynaldo José e Fábio.

Inicialmente, nossa entrevistada confirmou os nomes de seus familiares (pais, irmãos e cunhados), a saber: seus pais, Jacob (Giacomo) Barrichello e Cristina Tegon Barrichello.
Seu pai nasceu em 1874 e chegou ao Brasil em 1885, com 11 anos de idade. Faleceu em 1942 com 68 anos de idade.

Jacob (Giacomo) Barrichelo e sua esposa Cristina


Seus filhos e cônjuges:Antonio José (Bepin) casado com Flora Guida, Maria Luiza (Nenê) casada com Manoel Antonio Domingues Rossa (Maneco), Luiz Antonio (Luizinho) casado com Martha Kalil, Mario Ângelo (solteiro), Adelina Madalena (Delé, solteira), Antonio (Nico) casado com Benedita de Paula, Maria Madalena ( Quica) casada com Artur Tcharbardjean e Helena Emília casada com Albertino Rodrigues Lessa (Tino).
A exemplo do vô Jerônimo Ernesto, seu pai iniciou sua vida no Brasil como colono em Rio das Pedras e posteriormente passou a se dedicar ao ramo de comércio ( produtos fruti-hortigrangeiros). Em 1936 mudou-se para São Paulo,onde possuía uma banca para venda de aves e ovos no mercado municipal.

Na foto, ao lado, Giacomo (Jacob) aparece vestindo um guarda-pó típico da época.

Na seqüência nos relatou que após os  anos passados em Rio das Pedras, a família mudou-se para São Paulo em 1936, onde reside a maior parte de seus descendentes. Decorrência disso confirmou a observação feita pelo Davi, na reunião, sobre a ausência de familiares enterrados no cemitério de Rio das Pedras.Da. Maria lembrou que o único  lá enterrado foi seu irmão Mário ( que morreu bastante jovem), cujos restos mortais foram transladados para São Paulo. Como complemento, informou que o terreno da sepultura foi oportunamente cedido para sua tia Anunciata Barrichello Antonelli, filha caçula de Giuseppe. 

Questionada, pelo Davi, sobre quem seria Maria Ursula Rizzi (1828-1918) e Ursulina Rizzi Barrichello (1853-1930), ambas enterradas em Rio das Pedras, afirmou ter conhecido, ainda criança, a segunda que era a mãe do vô Jerônimo Ernesto. Quanto a primeira, falecida em 1918, não chegou a conhecê-la pois ela nasceu em 1921. Porém relatou que tinha lembranças de ter ouvido referências a alguém denominada "Noneta", como mãe de Ursulina. Nossa conclusão, no momento, foi de que possivelmente Maria Ursula tenha sido a mãe da Ursulina, nossa bisavó.

Dos seus tios, destacou fatos e lembranças de João Barrichello (Amábile) pai de Maria, Idinha, Emílio, Romualdo ("Zico Lingüiça") e Iracema. Uma das filhas de Emílio, chama-se Luiza Amábile em homenagem à avó. Afirmou que ele foi casado em primeiras núpcias com Maria Denillo que morreu muito jovem, de câncer. Na seqüência recomendou um contato com Idinha Barrichello Galante, a única descendente ainda viva de João Barrichello.

Como informação (bastante triste), disse que seus quatro primeiros irmãos ( com 6, 4, 2 anos e um deles com  2 meses), num prazo de quinze dias, morreram devido a um surto de tifo ocorrido em Rio das Pedras,  o que resultou em transtornos mentais de sua mãe, felizmente, superados tempos depois.

Finalmente confirmou a história da vinda de seu avô Giuseppe acompanhado dos filhos mais velhos, Giacomo e Girolamo, de sua morte trágica quando retornava à Itália para buscar o restante da família.


Na foto, sentados, da esquerda para a direita: Reynaldo Barbi Filho, nossa entrevistada Maria Madalena Barrichello Tcharbardjean, Dilza Maria Barrichello Barbi e Fábio Barbi. Em pé, da esquerda para a direita: Nelson José Barrichello, Nilson José Barrichello, Luiz Ernesto George Barrichelo (relator), Reynaldo José Barbi e Davi Augusto Barrichello.