Bodas de Ouro de Luizinha e Rímoli
(Mensagem da sua filha Lenita durante a Missa em Ação de Graças)
 Mogi Mirim, 13 de julho de 2002

Uma vez ouvi alguém comparando o casamento a uma viagem de navio. Há festa, fogos e alegria na partida, quando a viagem começa. Depois, quando a viagem termina e o navio chega, de novo há festa, fogos e a celebração da alegria.

Da viagem, só sabe quem dela participa. Mas provavelmente haverá tempestades, calmarias, perigos inusitados, já que a jornada é longa. Mas, na posição de filhos, nós podemos dizer alguma coisa sobre a viagem.

Digamos que vocês dois tenham sido os comandantes, que sempre souberam dar rumo, sentido e direção à nossa viagem. Nós, os filhos, somos a tripulação que foi chegando aos poucos, cada um a seu tempo, tornando o navio mais barulhento e cheio de vida.

Queremos dar um testemunho da harmonia e da sensatez com que vocês coordenaram nossa viagem, mesmo em momentos difíceis. A presença de vocês foi uma constante em nossa jornada. Nunca nosso navio ficou à deriva, nunca nenhum de nós teve motivo pra se sentir perdido em alto mar. Vocês souberam mostrar onde estavam os faróis que nos orientariam, como nós deveríamos utilizar os instrumentos de navegação, como desviar de rochedos perigosos, como manter a lucidez quando o céu se fechava.

Mas também é preciso fazer um agradecimento maior, a Deus e à vida, que nos têm sido tão generosos, nos presenteando com tanta beleza, saúde, amor e harmonia.  É com enorme contentamento e gratidão que digo que nenhuma de nossas tempestades foi tão terrível assim...

É preciso também dizer que nós temos um orgulho enorme de indicar vocês, nossos pais, como modelo aos nossos filhos, como modelo de tudo o que nós queremos e tentamos ensinar pra eles.  E agora, que nossos navios também se formaram e navegam lado a lado com o de vocês, é muito bom ter em quem nos espelhar, e é comovente a ternura que enche os olhos de vocês quando vocês olham para os nossos filhos.

Estamos vivendo hoje um momento glorioso, um momento de festa em que comandantes e tripulação recebem muitos passageiros, todos muito queridos, primos, tios, sobrinhos, cunhados, toda a nossa família, que soube também demonstrar o carinho que nutrem por vocês, atendendo com tanta presteza ao nosso convite. A presença de cada um desses passageiros é um presente inestimável pra nós, e nós agradecemos a todos, do fundo de nosso coração.

oooooooooooooooooOOOOOOOOOOOOOOOOOoooooooooooooooooo

BODAS DE OURO
Zé do Joca

I
Num momento mágico, sem igual,
Olhares ávidos e penetrantes se cruzaram.
Nada mais foi tão importante, mais caro.
Olhos nos olhos, mãos nas mãos, destinos se cruzaram.

II
Duas juventudes tão distantes,
Um ignorando da outra a existência.
Duas vidas juntas, uma vida só,
Feita de amor, respeito, luta e paciência.

III
Festas, alegrias, viagens e trabalho,
Dores, tensão, incertezas, vigília.
Filhos, filhas, genros, noras, netos e netas,
O tempero de uma grande família.

IV
Meio século, quase uma vida.
Dias e noites mais que vividos.
Bons e maus momentos, um pouco de tudo.
Lembranças, lembranças, nada será esquecido.