BIOGRAFIA DE JERÔNIMO ERNESTO BARRICHELLO

            Nasceu em 28 de março de 1878, na Itália, Distrito de Riese, Província de Treviso, Vêneto. Veio para o Brasil em 1887 com seu pai Giuseppe e seu irmão Giacomo. Os demais membros da família ficaram na Itália e vieram alguns anos depois. Eram eles sua mãe Ursulina Rizzi Barrichello e sua avó materna Maria Ursula Rizzi, seus irmãos Giovanni, Luigi e Anunciata.

            Em Rio das Pedras todos se instalaram como colonos na fazenda São João que pertencia à família do Capitão Vicente Melchior do Amaral Mello. Depois deixou a fazenda e se estabeleceu com dois irmãos com pequeno armazém de secos e molhados, aves e ovos.

            Casou-se em 17 de novembro de 1906 com Palmira Catarina Mardegan, de cujo matrimônio nasceram 11 filhos.

            Foi membro, com seu irmão Giacomo, da comissão encarregada da construção da atual Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, edificada ao lado da pequena capela então existente.

            Foi um dos fundadores, em 1924, em colaboração com Nicolau Marino e outros membros da colônia italiana aqui radicada, da Sociedade Italiana de Beneficência "Patria e Lavoro", hoje Sociedade Cultural Riopedrense.

            Foi um dos fundadores, em 1951, da Usina Bom Jesus S/A Açúcar e Álcool, cuja cota de produção fora, inicialmente cedida pelo Instituto do Açúcar e do Álcool em seu nome, como Usina Santa Tereza.

            Faleceu em 11 de março de 1962 em São Paulo, onde passou a residir nos últimos anos de sua vida. ( Autoria de Luiz Augusto Barrichello)