ROTARY INTERNATIONAL
DISTRITO 4310

III CONFERÊNCIA DISTRITAL

                                                       NÚCLEOS ROTARY DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO

Comp. Agostinho de Melo Gonçalves
Rotary Club de Indaiatuba
            Companheiro Governador Barrichelo, Governador do Distrito 4310 e presidente desta conferência. Companheiro Governador Ênio Tavares de Almeida, do RC de Guará e ex-Governador do Distrito 4530, e hoje representando o Presidente de RI James Lacy. Demais componentes da mesa da presidência, interactianos, rotaractianos, jovens, bolsistas, senhoras, companheiros, companheiras e convidados.
             Como relatou o companheiro Barrichelo, ele quis que fosse inserido no programa desta conferência um relato sobre Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário.
             Quem acompanha a vida de Rotary no mundo, tem percebido a evolução da nossa organização, de um modo especial nos últimos anos. Digo evolução no sentido de criatividade, permanente desejo de acompanhar o progresso tanto tecnológico como social da humanidade. Na nossa especialidade de rotarianos que é o serviço em favor da comunidade, Rotary especializou-se naquilo que chamamos Parceria no Servir.
             Surgiram os Interacts, os Rotaracts, os Voluntários de Rotary, os vários subsídios, etc., parcerias essas que agigantaram a nossa organização, tornando Rotary mais popular, mais conhecido e, principalmente, mais valorizado.
 Nos céus de Rotary, no ano rotário 1986-87, uma nova estrela, lá do Oriente, brilhou intensamente. Da longínqua Filipinas, surgiu da inteligência do Presidente M. A. T. Caparas, a idéia de criação do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, apresentado na Assembléia Internacional de RI daquele ano.
             Dizia o Presidente Caparas: “O âmbito do serviço rotário é amplo e inovador, para atender necessidades humanas a nível local, nacional e internacional. Ainda assim, há milhares de necessidades insatisfeitas, especialmente nos países em desenvolvimento. O principal objetivo dos Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário é elevar a esperança à comunidades de todo o mundo.”
             O Programa do NRDC vai ao encontro das pessoas de pequena comunidades, incentivando-as a assumir responsabilidade pelo aprimoramento de seus povoados, seus bairros ou pequenas comunidades. Forma a mentalidade para se reconhecer a dignidade das ocupações úteis. Inicia atividades de colaboração mútua entre os membros, visando melhorar a qualidade de vida. Procura acompanhar de perto o contexto da comunidade, seus costumes, adaptando o trabalho do grupo ao que for mais viável.
             Nas Filipinas, os primeiros núcleos foram fundados em zonas rurais, onde a adaptação foi fácil, mas logo em seguida as regiões urbanas também tiveram sua vez com o surgimento de núcleos vitoriosos. Hoje, em países industrializados, os núcleos já atuam com grande engajamento, das pr\oprias comunidades.  O sucesso dos NRDC é explicado, em grande parte, pelo fato de seus membros viverem de perto o dia-a-dia dos seus problemas, isto é, estão muito próximos daquilo que mais os afeta.
             A experiência mundial dos NRDC tem mostrado que seus membros contribuem com o seu tempo disponível, às vezes, com pequenas quantias em dinheiro. Outros recursos advém de eventuais ajudas do clube patrocinador e também com subsídios em que a Fundação Rotária entra com a sua parcela. Qualquer campanha junto a terceiros, visando arrecadar fundos para seus empreendimentos, o NDRC deve primeiro levar ao conhecimento e obter aprovação do Clube patrocinador.
             Entre os vários projetos de NRDC, podemos destacar:
             - Ajuda a portadores de deficiências físicas e mentais, no Japão.
             - Saúde e desenvolvimento comunitário aqui no Brasil, no RC de Maringá-Cidade Ecológica- PR
             - Renovação agrícola, no Peru, em que o NRDC plantou 5 mil mudas de mangueiras e cuida delas com irrigação e tudo.
             - Projeto de alfabetização, na Índia, projeto com aulas ministradas por professores contratados
             - Há exemplos de NRDC, geração de renda em Sri Lanka, Uganda etc., e há exemplo também de treinamento agrícola nas próprias Filipinas; outros exemplos mostram também construção de prédios na Turquia para atender a interesses comunitários.
             O NRDC precisa firmar-se junto aos clubes brasileiros. Não é ainda uma realidade sensível em nosso Brasil. Em nosso Distrito 4310, começa a dar seus primeiros passos. Sabemos que agrupar pessoas, transmitir idéias comunitárias, não é tarefa fácil. E, justamente por não ser fácil, deve constituir-se em mais um desafio para nós,  rotarianos. Em primeiro lugar os companheiros de um clube de Rotary devem ser esclarecidos dos inegáveis méritos do Programa NRDC. Deve ser explicada a importância do papel a ser desempenhado pelo Rotary Club patrocinador.
             Um companheiro que conheça bem o programa deve falar sobre a experiência e as necessidades comunitárias que possam ser atingidas pelo núcleo a ser formado. Em seguida deve ser formada uma comissão com, pelo menos, cinco membros do clube, isso rotarianos,  para se incumbir da direção do NRDC a ser proposto ou criado. Um dos companheiros será o presidente da comissão.
             Formada a comissão do clube, esta deve reunir-se e procurar a comunidade do seu território que carece de um trabalho nos níveis adequados a um NRDC. O trabalho seguinte é escolher os membros do núcleo, isto é, as pessoas da comunidade que possam integrar-se aos objetivos a serem atingidos. Reuniões e reuniões deverão ser realizadas até chegar-se a um denominador de quem é quem no conjunto. Escolhidas as pessoas do núcleo, após várias reuniões já sabemos quem despontou com liderança natural para ser o presidente do grupo. Nesta altura, quase que naturalmente, o elemento em questão é conduzido à presidência. A partir daí, o grupo já forma a sua diretoria, com a distribuição dos cargos de secretário, tesoureiro etc., e começa a fazer suas reuniões mensais, sempre com a presença de membros da comissão do clube patrocinador. As idéias e os projetos a serem desenvolvidos surgem e o NRDC inicia seus trabalhos. O restante é questão de tempo e principalmente de apoio consistente do clube patrocinador.
             O Rotary Club patrocinador desempenha um papel fundamental na fase inicial do estabelecimento de um núcleo. A comissão do programa NRDC do clube ajuda a orientar os membros; são precisos pelo menos dez pessoas para se organizar um núcleo. Existe literatura rotária para ser pesquisada sobre esta fase inicial.
             O clube patrocinador pode trabalhar com o núcleo para ajudar a identificar os problemas mais urgentes da comunidade e desenvolver projetos que ajudem a solucioná-los. O clube poderá contribuir com um pequeno capital inicial, mas a principal função é ajudar o núcleo a desenvolver, inclusive, planos financeiros. A comissão do clube patrocinador deve cuidar para que os projetos escolhidos sejam viáveis e portanto duradouros.
             A comissão deve preocupar-se em estabelecer juntamente com os membros do núcleo as metas, os planos de ação e uma avaliação cuidadosa das possibilidades. Recomenda-se que sejamos ambiciosos, mas não ambiciosos demais...  As metas devem ser razoáveis e específicas para a comunidade ou território onde o NRDC tem sua vivência.
             Deve-se fazer um inventário dos recursos da comunidade. Os projetos poderão ter sucesso se bem aproveitados os recursos da comunidade. Dentre os recursos da comunidade recomenda-se avaliar:  tempo disponível para os trabalhos, as Idéias que surgem, a história da comunidade, os fundos disponíveis, as doações em espécie que possam surgir, espaço em locais a serem utilizados, talento dos membros, energia e capacitação para a empreitada.
             Dependendo do tipo de projeto a ser realizado pode-se recorrer a treinamento dos membros do núcleo. Para tanto o clube patrocinador poderá requisitar profissionais de áreas específicas, como advogados, psicólogos, médicos, meio ambiente, professores, etc. O clube patrocinador deve acompanhar o desenvolvimento de tudo o que ocorre com o núcleo. Esse acompanhamento tem o condão não só de incentivo, como de demonstração de companheirismo, reconhecendo os membros do NRDC verdadeiros e leais Parceiros no Servir.
             Muitas idéias poderão surgir para os projetos....  A imaginação dos membros do núcleo e dos rotarianos patrocinadores é o único limite dos projetos por eles implementados. Desde a organização de grupos de segurança comunitária à criação de abrigos para vítimas da violência doméstica, os membros dos núcleos trabalham para resolver os problemas das suas comunidades. Os núcleos poderão dirigir programas de assistência para as pessoas mais carentes da comunidade e adotar projetos que transformam a vida de todos. Como moradores locais - bairro - povoado - lugarejo - zona rural - os membros do núcleo podem ser, ao mesmo tempo, originadores, implementadores e beneficiários de seus próprios projetos.
             Dentre as idéias para projetos podemos mencionar: educação, ensino de matemática, alfabetização de adultos, saúde e nutrição, gerenciamento do lixo doméstico, treinamento profissionalizante, trabalhos em creches, programas de jovens após às aulas, visando tirar as crianças  da rua, etc. Hortas comunitárias em terrenos públicos que possam ser utilizados, aulas de artesanato, granjas, etc., são idéias de projetos que possam ser tentados.
             Como já foi citado, não são projetos fáceis, são desafiadores, mas para uma organização que forma líderes no mundo inteiro, para uma organização que mantém um Programa das dimensões de uma Pólio-Plus, a criação e manutenção de núcleos NRDC é uma questão de querer... é uma questão de reunir forças e contar com o verdadeiro espírito de Servir e com isto transmitir aos membros do Núcleo o mesmo incentivo que nós rotarianos temos nos nossos trabalhos.
             No meu clube, RC de Indaiatuba, há dois anos está funcionando o Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, denominado “Trabalho e Solidariedade”. No início eu fiz parte da comissão. O nosso sócio honorário, Companheiro Norbert Bruschke, que muitos do Distrito conhecem, mais os companheiros Benedito Antonio Lopes Pereira e Marcos Marine compõem a comissão dirigente deste núcleo.
             O núcleo atua no bairro Jardim Morada do Sol. Esse bairro hoje conta com mais ou menos 40 mil habitantes. Formou-se nos últimos 20 anos. Era uma antiga fazenda distante 6 km da sede do município. Atraídos pela industrialização, próximo a Campinas e basicamente em função da extinção da lavoura de café, na região de Moreira Salles, no Paraná, esse bairro é composto em sua maioria por migrantes dessa cidade.
             O núcleo ocupa as instalações de um prédio de propriedade da Sociedade São Vicente de Paula. A referida Sociedade, sabendo da grandiosidade do Rotary e suas finalidades de amor ao próximo, idênticas às dos vicentinos, não teve dúvida em colaborar com o núcleo na utilização do prédio, em dias e horários que não prejudiquem às suas atividades.
             Nestes dois anos de atividades, sob o comando do companheiro Norbert Bruschke e com a colaboração dos companheiros Lopes e Marcos, o núcleo foi ao encontro do grave problema do momento... o desemprego. Considerando o potencial turístico e comercial de Indaiatuba, vários hotéis surgiram e estão surgindo. O núcleo indo ao encontro desse ramo de atividade, já realizou três cursos de garçons e copeiras, com treinamento de alto nível, por profissionais da área, inclusive com companheiros rotarianos de Sorocaba. Já formamos 150 profissionais entre graçons e garçonetes.
             Percebe-se nos dez membros do Núcleo Rotary do nosso clube um entusiasmo grande e agora em julho tomará posse a terceira diretoria, com presidente já escolhido. Companheiros, vamos entrar no terceiro milênio. Rotary está programando sua trajetória para chegar aos 100 anos em 2005. Nós do Distrito 4310, vamos nos concentrar também em valorizar os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário junto aos nossos clubes.
             Desde o início do cristianismo, a vida em comunidade - a união de pessoas em torno de um ideal comum é um assunto merecedor das mais profundas análises, enfatizado como caminho necessário para se chegar a outra dimensão em condições favoráveis junto ao Ser Supremo. Rotary pretende que aqui mesmo no planeta, esse ideal de comunidade transforme para o bem a vida das pessoas.
             Assim, unindo em pensamento o campo espiritual e o campo material da nossa vida, façamos como rotarianos autênticos do Distrito 4310 um esforço com o objetivo de ampliarmos a ação do NRDC, propiciando que mais e mais pessoas das nossas comunidades participem e vivam o ideal de Rotary e consigam aumentar o elo de ligação dos nossos clubes junto aos cidadãos das localidades onde atuamos. Obrigado