ROTARY INTERNATIONAL
DISTRITO 4310

III CONFERÊNCIA DISTRITAL

MENSAGEM DE ABERTURA DO REPRESENTANTE DO ROTARY INTERNATIONAL

Governador 1997-98 Ênio Tavares de Almeida
Representante do Presidente do RI
            Companheiro Governador do Distrito 4310, Luiz Ernesto George Barrichelo e Sônia Maria, coordenadora das Casas da Amizade e Associações de Famílias de Rotarianos. Professor Humberto de Campos, Prefeito Municipal de Piracicaba; senhor Renê Saller, Representante do doutor Luiz Antônio De Mitry Filho, Prefeito Municipal de Águas de São Pedro; senhor Milton Flávio, deputado estadual; Governador do Distrito 4620, Guilherme de Paula; Governador Sebastião Martins que por ser o mais antigo desse Distrito em seu nome saúdo todo Colegiado de Governadores e suas respectivas esposas. Governador Synemar 1994-95, conselheiro do Governador Barrichelo; Governador Indicado 1999-2000 Reynaldo Russo Ayres e Maria José; governadores assistentes, presidentes de Rotary Clubs, demais autoridades presentes e representadas, rotarianos, rotarianas, senhores, senhoras, convidados, jovens rotaractianos e interactianos, minha esposa Dorinha, incentivadora de tudo que tem dado certo na minha vida.
            Quero inicialmente agradecer as palavras do Companheiro Reynaldo, Governador do ano rotário  1999-2000, pela apresentação que fez. Companheiros, a Dorinha e eu estamos cumprindo, prazerosamente, a nobre e difícil missão que nos foi confiada; a de representar o casal Presidente do Rotary International, James Lacy e Claudine, nesta III Conferência do Distrito 4310, denominada “Torne Seu Sonho uma Realidade”. Somos portadores do abraço fraterno do nosso Presidente James e Claudine, ao Governador Barrichelo e Sônia e a todos os rotarianos do Distrito 4310, fazendo votos de que os trabalhos a serem realizados nesta conferência, sejam motivadores do entusiasmo de todos os participantes por Rotary.
            Companheiros, esta grande organização que é hoje o Rotary International, nasceu dos sonhos de um jovem advogado chamado Paul Percy Harris, que nos primeiros anos deste século, vivia na cidade de Chicago-EUA. Paul Harris sonhava fundar um clube diferente, que fosse constituído por sócios das mais variadas profissões, onde os negócios pudessem ser realizados com elevados princípios de ética, confiança mútua e companheirismo, possibilitando sempre o surgimento de novas amizades.
Com esses propósitos foi fundado o primeiro Rotary Club em 23 de fevereiro de 1905. Era um clube pequeno constituído de apenas quatro integrantes: um advogado, um engenheiro de minas, um alfaiate e um comerciante de carvão. Esse pequenino clube cresceu, e deu origem a outros Rotary Clubs em várias cidades dos EUA. Posteriormente se expandiu para outros países. Com a internacionalização do Rotary, os Rotary Clubs passaram a vislumbrar uma abrangência muito maior, novos horizontes, além da cidade, além do estado, além do país.
            Nós rotarianos, somos pessoas que se interessam pelo que ocorre no mundo, pelos nossos semelhantes; que eles sejam nossos vizinhos, nossos conterrâneos ou residam em comunidades de outros países. Nos interessamos pela preservação do nosso Planeta, com toda a natureza que nele existe, para que mais tarde, possamos transmitir aos nossos filhos e aos filhos dos nossos filhos, um mundo cada vez mais bonito e melhor. Nosso interesse pelo mundo de hoje é tão amplo e profundo quanto nossos interesses pelo seu futuro. Nós sonhamos e temos visões, estabelecemos metas e fazemos o que precisa ser feito para ajudar a transformar nossos sonhos em realidade.
            Hoje o Rotary é constituído por mais de 29 mil Rotary Clubs, espalhados por 160 países do mundo. Paul Harris realizou os seus sonhos! Outro belo exemplo de sonho realizado é o da nossa Fundação Rotária. Não era arriscado criar um Fundo de Dotações, com o objetivo de fazer o bem ao mundo? Certamente que sim! Esse era o sonho de Arch Klumph, 6º Presidente do Rotary International, que em 1917 sonhava em criar algo que pudesse fazer o bem às pessoas, em qualquer parte do mundo. Arch Klumph criou o Fundo de Dotações, que 11anos mais tarde, em 1928, foi transformado na nossa Fundação Rotária.
            Paul Harris sempre estimulou os rotarianos, para que contribuíssem para o crescimento da Fundação Rotária. Em 1947, pouco antes de morrer, falou a um grupo de rotarianos que o visitava, que gostaria muito se todas as homenagens em sua memória, prestadas pelos rotarianos, fossem transformadas em contribuições para a Fundação Rotária. Assim aconteceu, e as contribuições de rotarianos, surgidas de todas as partes do mundo, passaram a possibilitar uma expansão dos programas da Fundação Rotária.
            Em 1957, a Fundação Rotária instituiu o Título de Companheiro Paul Harris, para ser oferecido como reconhecimento às pessoas que doassem 1.000 dólares para a Fundação. Com mais esse estímulo, a Fundação Rotária se desenvolveu financeiramente e já concedeu mais de 650.000 Títulos de Companheiro Paul Harris, e nesse particular, companheiros, o Distrito 4310 tem se destacado bastante, pois na área de seu território, existem aproximadamente 620 portadores do Título de Companheiro Paul Harris e o RC de Indaiatuba, com 41 sócios, recebeu recentemente o Certificado de Reconhecimento da Fundação Rotária por 100% de seus sócios serem portadores do Título de Companheiro Paul Harris. Nossos parabéns ao Distrito 4310 e ao RC de Indaiatuba.
            Graças aos sonhos e a perseverança de Arch Klumph, surgiu a nossa Fundação Rotária que relevantes serviços tem prestado, em todas as partes do mundo, com seus Programas Humanitários, Educacionais e Culturais. Mas afinal, o quê é feito com as nossas contribuições para a Fundação Rotária?
            Todos os recursos destinados à Fundação Rotária, são administrados por um Conselho de Curadores, constituído por rotarianos com vasta experiência administrativa, que representam as várias regiões do mundo Rotário. Os Programas da Fundação Rotária, são muitos, e de grande vulto, mas vamos nesse momento abordar resumidamente, apenas alguns desses Programas.
            O Programa PolioPlus por exemplo, que foi criado em 1985, é resultante de uma parceria entre o Rotary International, a Organização Mundial de Saúde, o UNICEF e governos de vários países. Já patrocinou a vacinação de mais de um bilhão de crianças em todo mundo, contra a poliomielite. Evitou, assim, que milhões de crianças contraíssem a paralisia infantil. Hoje companheiros, o Brasil e mais de uma centena de outros países, já não registram um só caso de paralisia infantil há vários anos. Só a Fundação Rotária já aplicou no Programa PolioPlus, até 1998 mais de 313 milhões de dólares e pretende chegar a 425 milhões até o ano 2005, quando calcula-se que a terrível doença esteja erradicada da face da Terra.
            Outro grande programa da Fundação Rotária é o de Bolsas Educacionais. Até 1998 mais de 30 mil jovens estudantes de muitos países, já haviam sido beneficiados com as Bolsas Educacionais, patrocinadas pela Fundação Rotária. É o maior programa do mundo, promovido por uma organização não governamental. Milhares de estudantes tiveram a oportunidade de conhecer outros países, outras culturas, tornando-se verdadeiros embaixadores da paz e da harmonia entre os povos. Nesse programa, o Distrito 4310 também  tem se destacado, como bem demostra o Guia de Ex-Bolsistas do Distrito, recentemente publicado pelo Governador Barrichelo, no qual constam os nomes e endereços de dezenas e dezenas de jovens deste Distrito, já beneficiados com as Bolsas Educacionais.
            O Programa de Intercâmbio de Grupos de Estudo é mais uma demonstração do sucesso da Fundação Rotária. Só no período rotário de 1997-98, mais de 530 grupos de estudos se deslocaram de seus países, patrocinados pela Fundação Rotária. Esse programa visa proporcionar a jovens profissionais, a oportunidade de passar de 4 a 6 semanas em outros países, visitando empresas, fazendo novos amigos, aprendendo um pouco mais sobre a cultura dos países visitados.
            Hoje nesta Conferência está entre nós um grupo do Distrito 5370 do Canadá, liderado pela companheira Vivianne Grue, do RC de Camrose. E o Distrito 4310 vai remeter para aquele país no próximo mês, um grupo de profissionais desta região, liderados pelo companheiro Valdemar de Oliveira Júnior. Os programas da Fundação Rotária estão sempre sendo ampliados e novos programas vão surgindo, de acordo com  as necessidades de apoio e disponibilidades financeiras da Fundação. Por esta razão os rotarianos estão sempre sendo solicitados para contribuir voluntariamente, para tornar a Fundação Rotária mais forte e atuante.
            A Fundação Rotária representa a realização dos sonhos Arch Kumph, de fazer o bem às pessoas em qualquer parte do mundo. As metas de contribuições deste Distrito para a Fundação Rotária, estabelecidas com antecedência de aproximadamente um ano, tem sido atingidas e ultrapassadas, demonstrando o grau de desprendimento e solidariedade dos rotarianos do Distrito 4310.
            Muitos outros sonhos já foram realizados ou encontram-se em fase de realização. Nosso lema é Servir, e o Rotary oferece essa oportunidade e o privilégio a todos os rotarianos, para que sirvam, através das Avenidas de Serviços de seus Rotary Clubs, Tornando Reais seus Sonhos de Rotary. Muito obrigado!