ROTARY INTERNATIONAL
DISTRITO 4310

III CONFERÊNCIA DISTRITAL

MENSAGEM DE ENCERRAMENTO DO GOVERNADOR DO DISTRITO 4310

 

Governador 1998-99 Luiz Ernesto G.Barrichelo


            Companheiro Governador Ênio Tavares de Almeida e sua digníssima esposa Auxiliadora, nesta oportunidade, representando nosso Presidente James Lacy, nosso Presidente de sonhos e realidades. Em seu nome saúdo todos os membros que compõem a Mesa, saúdo todos os Companheiros presentes.
             Na Síntese que fizemos, já destacamos, nós pedimos desculpas, porque na oportunidade poderíamos cometer a injustiça da omissão e o pecado da ingratidão.
             Neste Encerramento da III Conferência só nos resta agradecer e é aí que nós ficamos preocupados, porque podemos cometer a injustiça da omissão e o pecado da ingratidão. Peço escusas antecipadamente. Agradecer entidades, pessoas e Rotary pela oportunidade, Colégio de Governadores do nosso Distrito, Governadores Adjuntos, pela força, presença, nesta oportunidade a presença de Governadores de outros Distritos. Aos Clubes do nosso Distrito pelo apoio, pela compreensão, pela paciência. À Comissão Organizadora desta Conferência, liderada pelo Companheiro Décio, em nome dele nós já fizemos os agradecimentos e as homenagens à Comissão Organizadora.
             Temos que, de público, registrar um apoio muito importante que recebemos de empresas, entidades, destacando-se entre elas a Empresa Schincariol, que patrocionou todo o apoio de Secretaria nosso. Esse apoio foi conseguido graças à intermediação de dois Companheiros nossos de Itu, Companheiro Tadeu e Companheiro Lucena, que queríamos agradecer de público.
             Nós estamos sendo recebidos e amparados pelo Grande Hotel, somos testemunha dos cuidados, das atenções do seu Gerente, Sr. Moraes, que nós queremos agradecer nesta oportunidade.
             A Prefeitura Municipal, Banda de Sumaré, Coral da USP que aqui compareceu sob a liderança da Maestrina Débora Rossi. A Sônia agradece de modo especial a Maison D’Or, Boutique de Piracicaba que veio abrilhantar o Chá da Coordenadoria.
            Companheiro Ênio, Dona Auxiliadora, declarados, ontem, Membros Honorários do Colégio do Distrito 4310, a nossa imensa satisfação de tê-los entre nós. E pelos ensinamentos e entusiasmo que nos transmitiram.
            Companheiro Timóteo e Família, você e suas colaboradoras, entre elas Nadi, Yara, nosso sincero agradecimento por ter realizado um dos sonhos que nós tínhamos que era essa 1ª Mostra.
             O Companheiro Rigolin quis introduzir, de última hora, uma Moção de Agradecimento a dois companheiros muito especiais. Companheiro Rigolin: eu já tanto os agradeci, tantas "declarações de amor" já fiz que eu acho que, já que um dos nossos objetivos era reduzir o número de Moções, eles vão entender. Mas eu não gostaria de deixar passar em branco: nós publicamos, quando do término das nossas Visitas Oficiais um  livreto contendo o texto das 27 mensagens que nós fizemos nas reuniões festivas. Na apresentação do livreto, eu aproveitei um texto que tinha escrito para uma outra finalidade. Vou ler um trecho pertinente tirado da apresentação do mesmo: “Uma das passagens do Evangelho que mais me toca é a parábola do Semeador. Isto por que vejo nele, o Semeador, duas virtudes em franco processo de extinção nos dias atuais: idealismo e determinação. Idealismo para acreditar nos nossos próprios sonhos e a determinação para torná-los realidade. Tempos atrás eu escrevi - se o Semeador  tivesse analisado as previsíveis perdas de sementes à beira da estrada, sobre as pedras e entre espinhos, e atendendo ao bom senso do mundo atual, nunca teria saído para semear. E hoje, a quantidade de desertos de terra e de desertos de idéias seria, lamentavelmente, bem maior. Felizmente Ele, o Semeador o fez pela terra fértil que mesmo em quantidade reduzida produziu até 100 por um.”
             Este trecho que eu utilizei na publicação que traz o meu neto na capa, eu escrevi e mandei como uma homenagem aos companheiros Synemar e Pilli. Com a ajuda de vocês, Synemar e Pilli, tornei e pretendo continuar tornando reais muitos de meus sonhos de Rotary.Eternamente grato a vocês.
             Reynaldo e Mazé, Sogayar e Inês, que vocês tenham o dobro, o triplo do apoio que tivemos neste ano de sonhos e realidades. Ao agradecermos a presença e a colaboração de todos, desejando revê-los entre sonhos e realidades, solicitamos uma calorosa salva de palmas ao Pavilhão  Nacional e demais bandeiras.