ROTARY INTERNATIONAL
DISTRITO 4310

III CONFERÊNCIA DISTRITAL

MENSAGEM DE ABERTURA DO GOVERNADOR DO DISTRITO 4310

 

Governador 1998-99 Luiz Ernesto G. Barrichelo


            Companheiro Governador Ênio, dona Auxiliadora, Representantes Pessoais do Presidente de Rotary International, James Lacy e dona Claudine, em seus nomes saudamos toda a família rotária aqui presente. Meu caro professor companheiro  Prefeito Humberto de Campos, em seu nome saúdo as autoridades presentes. Sônia, meu sonho, Coordenadora Distrital, em seu nome saúdo todas as parceiras das Associações e Casas de Amizade. Caros jovens, intercambistas, convidados, senhoras e senhores.
Nossa primeira manifestação oficial nesta sessão solene de abertura da III Conferência Distrital, seja de boas vindas ao simpático e distinto casal Ênio e dona Auxiliadora, que nos cativou a todos. Conhecê-los é se tornar imediatamente amigo; amigos para sempre. Sua mensagem, transmitida há pouco, demonstra de forma cabal o tamanho de seu coração, aliado a sua inteligência, preparo e vivência rotários.
            Meus companheiros: há dois anos atrás, exatamente no dia 25 de maio de 1997, éramos apresentados como Governador Indicado do Distrito 4310, na sessão de encerramento da I Conferência “Da Ação e Visão”. Na nossa mensagem, e muito emocionado, declarávamos nossa crença em Rotary. Dizíamos naquela oportunidade: companheiros, onde teria, onde nós todos teríamos a oportunidade de construir o futuro com ação e visão? Companheiros, onde teria, onde todos nós teríamos a oportunidade de em 160 países e regiões geográficas, mostrar ou melhor dizendo, demonstrar que nossa associação se interessa pela comunidade, pelo mundo, pela humanidade?
            Essa é minha crença e minha gratidão, pelas oportunidades que Rotary sempre me proporcionou. Obrigado Rotary! E, olhando o ano rotário de 1998-99, (naquele momento o ano de 1998-99, parecia tão distante) sob a batuta do companheiro Presidente Indicado do Rotary International, James Lacy do RC de Cookeville (Tennessee-EUA), minha eterna gratidão pelo carinho, palavras, gestos e ações de incentivo e sobretudo, confiança de todos vocês.
            Na nossa mensagem de posse em 26 de junho de 1998, depois de considerar três respostas que poderíamos dar à pergunta: “O quê você faz em Rotary?”, recomendávamos a terceira, como sendo “Procuro melhorar o mundo, acreditando nos meus sonhos e tornando-os realidade.” E terminávamos a mensagem: “esta resposta assim completa, transmitindo fé e entusiasmo, transformará descrentes, mobilizará inertes, contagiará outros a sua volta.”
            “Sonho transformado em realidade é extremamente contagiante e motivador. Transmudado em ação, o sonho realizado não se autodestrói, mas se multiplica e potencializa, aumenta em quantidade e intensidade. Os sonhos do nosso fundador, Paul Harris e Arch Klumph, renascem em cada  companheiro que é admito em Rotary, em cada cidadão reconhecido como Companheiro Paul Harris”.
            Essa, companheiros, é minha crença ou melhor dizendo, eu sou a minha crença.
            Sonhos, realidades, fim de ano, passado de reconhecimentos e agradecimentos aos Governadores Minoru-Michiko e Foehd-Neife, futuro de fé, entusiasmo, coerência, confiança e continuidade sob a liderança do companheiro Reynaldo-Mazé. Retaguarda e apoio dos Governadores do nosso Colégio e suas simpaticíssimas esposas. Não pelo Rotary em si, não por nós, mas pelos nossos filhos, pelos filhos dos nossos filhos, nossas crianças, nosso futuro, nosso país, nosso mundo, pela vida.
            Uma excelente conferência a todos. Muito trabalho, muito companheirismo. Que cada um descubra o maravilhoso mundo multicolorido do maravilhoso arco-íris do ideal rotário.
            Que cada um procure Tornar Real seu Sonho de Rotary, que cada um torne seu sonho uma realidade.
            Que Deus nos inspire e nos abençoe. Assim seja.