Março de 1988

 20 anos: a responsabilidade das associadas 

 A concepção primeira para a criação do IPEF foi apoiada na constatação dos benefícios mútuos que poderiam ser auferidos pela interação entre as empresas e integração com a Universidade. Após 20 anos, o IPEF continua sendo uma das mais importantes realidades nesse aspecto. Porém, o tempo se encarregou de mostrar, felizmente, que os benefícios passaram de "mútuos", ou seja, restritos aos envolvidos diretamente, para "gerais", abrangendo o setor florestal como um todo.

Completando-se 20 anos, nada mais oportuno que se fazer um exame de consciência para avaliar quanto de frutos foram colhidos, quanto de expectativas podem ter sido frustradas. E, mais importante que isso, quanto de sementes foram distribuídas, quanto de bens, serviços e progressos foram alcançados.

Sobretudo, é importante ao IPEF, visando ressaltar cada vez mais sua identidade, encarar sua "dupla personalidade": uma associação de empresas florestais, de um lado, e um poderoso agente de integração e interação da ciência e tecnologia florestal. Sua expressão como sociedade depende, única e exclusivamente, das empresas associadas pela ação mútua e cooperativa das mesmas.

A "outra face", natural e espontaneamente, é visualizada e localizada, em função de sua aproximação e íntimo contato com a universidade e outras instituições de pesquisas, tanto públicas como privadas. O IPEF é, e sempre será, exatamente aquilo que fizermos dele. Ele nunca "será" o que esperamos que ele seja, por obra do acaso. Vinte anos. Parabéns, IPEF. Vida longa e sucesso. 

Voltar